quarta-feira, 17 de julho de 2013

                                              CULTURA DE NOSSO POVO

É impressionante a cultura do povo nordestino, eles sabem de muitas coisas, já ouvi dizer que sabiam sobre a influencia da lua e do sol, das estações com relação à colheita e para inexplicáveis vicissitudes na vida do homem moderno.
Mas o preconceito existiu e sempre existi com relação à esse povo, mas mal sabem que a sua cultura é rica em verdade,e é uma cultura com herança de raiz. um povo altamente espiritualista, vivem de forma simples, a vida para eles é cheia de obstáculos, mas eles nunca perderam a fé. Vale a pena viajar e conhecer um pouco de suas histórias, é enriquecedor.

Músicas antigas e por incrível que pareça eles cantam se errar a ordem dos..."elementos" Se errar a ordem irá afetar o fator!

Segue:

A Velha a Fiar

Estava a velha em seu lugar
Veio a mosca lhe fazer mal
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava a mosca em seu lugar
Veio a aranha lhe fazer mal
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava a aranha em seu lugar
Veio o rato lhe fazer mal
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o rato em seu lugar
Veio o gato lhe fazer mal
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o gato em seu lugar
Veio o cachorro lhe fazer mal
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o cachorro em seu lugar
Veio o pau lhe fazer mal
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o pau em seu lugar
Veio o fogo lhe fazer mal
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o fogo em seu lugar
Veio a água lhe fazer mal
A água no fogo
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava a água em seu lugar
Veio o boi lhe fazer mal
O boi na água
A água no fogo
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o boi em seu lugar
Veio o homem lhe fazer mal
O homem no boi
O boi na água
A água no fogo
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar



  •  A Véia Debaixo Da Cama
    Genival Lacerda


    A véia debaixo da cama
    A véia criava um rato

    na noite que se danava
    o rato chiava 
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criava um gato
    Na noite que se danava
    O rato chiava, o gato miava
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criava um cachorro
    Na noite que se danava
    O rato chiava, o gato miava, o cachorro latia
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criava um macaco
    Na noite que se danava
    O rato chiava, o gato miava, o cachorro latia, o macaco pulava
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criava um porco
    Na noite que se danava
    O rato chiava, o gato miava, o cachorro latia, o macaco pulava,
    o porco fuçava
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criava um bode
    Na noite que se danava
    O rato chiava, o gato miava, o cachorro latia, o macaco pulava,
    o porco fuçava, o bode berrava
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criava um jumento
    Na noite que se danava
    O rato chiava, o gato miava, o cachorro latia, o macaco pulava,
    o porco fuçava, o bode berrava, jumento rinchava
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criava um leão
    Na noite que se danava
    O rato chiava, o gato miava, o cachorro latia, o macaco pulava,
    o porco fuçava, o bode berrava, jumento rinchava, leão
    escurrava
    E a véia dizia:
    Ai meu Deus se acaba tudo
    Tanto bem que eu te queria

    A véia debaixo da cama
    A véia criou uma cobra
    a cobra mordeu o rato, mordeu o gato, mordeu o cachorro, mordeu
    o macaco, mordeu o porco, mordeu o bode, mordeu o jumento,
    mordeu o leão...
    "Mordeu a véia!!! ... A véia!!! 
    - e o que que houve com a véia cumpadre?
    - a cobra mordeu a véia, e a véia morreu... e é só isso... que
    fica pior pra mim.. tchau gente! FUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário